Saúde PUBLICADO EM: 19/01/2021

Técnica de Enfermagem é a primeira vacinada de Pinhal da Serra: é a esperança para nossos dias

A técnica de enfermagem Valdirene Maria de Oliveira dos Santos foi a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 em Pinhal da Serra. Ela recebeu a primeira dose por volta das 19h desta terça-feira (19/01) na Unidade Básica de Saúde, e a segunda dose deve ser realizada entre 2 a 4 semanas.

A técnica de enfermagem é moradora do município, tem 50 anos e trabalha há 18 anos na Secretaria de Saúde em Pinhal da Serra. Depois da imunização ela falou um pouco sobre a sensação de ser a primeira pessoa imunizada, “é um privilégio ser a primeira pessoa a ser vacinada no Município, acredito que seja uma valorização do meu trabalho, desde o princípio sempre trabalhei imunizando a população de Pinhal da Serra, é uma grande experiência, pois tive familiares e amigos infectados, e nesta pandemia a vacina vem como uma luz no fim do túnel, é a esperança para nossos dias”, relatou.

A imunização será, portanto, feita por fases estabelecidas de acordo com o grau de exposição ao risco da doença. O primeiro grupo a ser vacinado a partir desta terça-feira será o de servidores de saúde, devido o Município não possuir os idosos abrigados em Instituições de Longa Permanência (ILPs) e indígenas, as próximas pessoas a serem vacinadas serão idosos com mais de 80 anos.

Como proceder

Por enquanto, os vacinados estão sendo acionados pelo Município. É importante esclarecer que a população não deve comparecer neste momento na Unidade de Saúde.

Para as próximas fases, a população em geral será avisada antecipadamente sobre os procedimentos a serem feitos para vacinação, que será desenvolvida ao longo dos próximos meses em todo o país – como ocorre tradicionalmente, por exemplo, com a vacinação contra gripe. Todo o fluxo da vacinação depende da distribuição dos imunizantes, que é de responsabilidade do Ministério da Saúde.

A Secretaria Municipal da Saúde esclarece que Pinhal da Serra tem um histórico de competência e eficiência bastante positivos na área de vacinação da população – o que é importante para garantir a devida organização para o trabalho agora contra a Covid-19.

Prevenção precisa continuar

É necessário reforçar, nesta fase, que é importante que todos mantenham os procedimentos básicos de prevenção à Covid-19: uso de máscara e álcool em gel, além de manter distanciamento social e evitar aglomerações.

Por: Cléver do Prado - Assessoria de Imprensa – MTE 6461/SC