Agricutura e Meio Ambiente PUBLICADO EM: 20/12/2018

RETROSPECTIVA SECRETARIA DE AGRICULTURA 2018

Aquisições para a Patrulha Agrícola Mecanizada

No primeiro semestre Pinhal da Serra recebeu três tratores novos oriundos de emendas parlamentares. A aquisição dos tratores agrícolas está contribuindo nos trabalhos desenvolvidos em prol da agricultura do Município.

No segundo semestre de 2018, a Prefeitura Municipal de Pinhal da Serra recebeu uma Pá Carregadeira adquirida com recursos captados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A aquisição tem por finalidade reforçar a Patrulha Agrícola mecanizada e por se tratar de equipamento novo, há efetiva redução nos gastos com manutenção e contribuirá na realização dos serviços comunitários realizados pela Secretaria Municipal de Agricultura e Secretaria Municipal de Obras e Serviços.

Andamento dos serviços da Patrulha Agrícola durante o ano de 2018

– 92 inscrições de silagem com 467 horas-máquina trabalhadas, com média de 5 horas-máquina/produtor
– 210 inscrições de pastagem de inverno com 488 horas-máquina trabalhadas, com média de 2,3 horas-máquina/produtor
– 239 inscrições de plantio de milho, feijão e pastagem de verão com 506 horas-máquina trabalhadas, com média de 2,11 horas-máquina/produtor

Milho Troca-troca safra 2018/2019

Em relação à safra anterior, foram entregues a mesma quantidade de sacos de sementes, porém foram reduzidos o milho convencional de 200 sacos para 125 sacos e foi aumentado o milho transgênico de 50 sacos para 125 sacos. Considerando a aceitação dos produtores, conclui-se que está havendo uma maior busca por tecnologias nesta área.
– 145 Contratos = 250 sacas de semente de milho
– 125 sacas de semente convencional
– 125 sacas de semente transgênica

Cama Aviária 2018

– 101 produtores atendidos com 1010 m³ de cama aviária entregues

Neste ano foram priorizados grupos organizados, tais como produtores de leite, de citros, feirantes. Portanto a lista que já existia em 2017 está quase concluída, existindo uma nova lista de espera de produtores interessados na cama. Outras inovações foram a cobrança de 2 horas de serviço de máquina para a aplicação da cama e a contratação de caminhões especializados na aplicação da cama diretamente nas lavouras.

Secretaria de Agricultura mais próxima dos produtores

– Foram 14 reuniões realizadas no período entre 19 de julho e 30 de agosto.
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Pinhal da Serra em parceria com a EMATER e a Inspetoria Veterinária, realizaram o 2º ciclo de reuniões nas comunidades.
Os encontros tiveram como objetivo aproximar os produtores das ações da Secretaria e também levar informações e esclarecer dúvidas atendendo as demandas referentes a agricultura em geral.

Programa Consulta Popular – Calcário

– 40 produtores beneficiados com 340 toneladas de calcário.
O programa ainda está em andamento, aguardando a época apropriada para a aplicação do corretivo, março/2019.

Atividades em conjunto com outras Secretarias/Órgãos

– Emater: feira do peixe vivo, programas agropecuários, reuniões com grupos e produtores.
– Sebrae: apoio ao programa de ovinocultura.
– Associação Sementes da Esperança: transporte da produção para feira semanal.
– Associação dos Produtores de Amoras: transporte da produção e manutenção da câmara de congelamento.
– Sindicato dos Trabalhadores Rurais: apoio e participação de cursos do Senar.

Serviços prestados

– Plantio de pastagem de inverno e verão
– Plantio de milho e de feijão
– Ensilagem de milho