Saúde PUBLICADO EM: 26/05/2021

Pinhal da Serra na corrida para agilizar a vacinação

Desde o início da campanha de vacinação contra covid-19, o Município vinha recebendo poucas doses, que eram insuficientes para acompanhar o Plano Nacional de Imunização, isso ocorreu devido à divergência de dados populacional, pois o último censo realizado pelo IBGE foi em 2010.

A partir disso, o prefeito José Robison Rodrigues Duarte (Robito) através da Secretaria Municipal da Saúde buscou solucionar o problema através de contatos via telefone, WhatsApp e ofícios para o Núcleo Estadual de Imunização e 5ª Coordenadoria do Estado, até que conseguiu comprovar através do cadastro dos agentes comunitários de saúde, que o número da população é maior do que o quantitativo de doses enviadas ao Município.

No início desta semana, foram enviadas para Pinhal da Serra 195 doses para que o Município possa acompanhar as demais cidades pelo Plano Nacional de Imunização. Atualmente estão sendo vacinadas as pessoas com comorbidades de 18 a 59 anos, e pessoas com deficiências permanentes cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Segundo a enfermeira responsável pela vacinação na UBS, Gabriela Andreatta Roessler, no Município já foram vacinados 660 pessoas com a 1ª dose, destas, 59 profissionais da saúde, 561 idosos, 6 policiais militares, 34 pessoas com comorbidades e com a 2ª dose 274 pessoas.

Por: Cléver do Prado – Assessor de Imprensa (MTE 6461/SC).