Educação PUBLICADO EM: 26/06/2024

Encontro discutiu CIPTEA e desafios do Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Na última semana, a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) São Paulo de Tarso sediou um encontro promovido pela Secretaria Municipal de Educação em parceira com o grupo TeAcolhe de Vacaria, reunindo pais, responsáveis e profissionais da educação. O evento teve como foco a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) e diversos outros temas relacionados ao TEA.

A CIPTEA, que visa garantir direitos e facilitar o acesso a serviços para pessoas com TEA, foi amplamente discutida. Os participantes também abordaram os desafios diários enfrentados por famílias, estratégias de inclusão escolar, métodos de comunicação alternativa e a importância do diagnóstico precoce.

O grupo Teacolhe destacou a relevância de encontros como este para promover a inclusão e a conscientização sobre o TEA. O evento proporcionou um espaço valioso para a troca de experiências e apoio mútuo, reforçando a necessidade de políticas públicas e práticas inclusivas na educação.

A iniciativa foi um marco na comunidade, demonstrando que a informação e a colaboração são essenciais para construir uma sociedade mais acolhedora para as pessoas com TEA.