Educação PUBLICADO EM: 10/05/2024

Aprovados os novos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas municipais

No âmbito da educação, o Projeto Político Pedagógico (PPP) emerge como uma ferramenta essencial, fruto do esforço conjunto da comunidade escolar. Este documento, cuidadosamente elaborado, busca direcionar a prática educativa, refinando-se e concretizando-se ao longo da caminhada educacional das escolas municipais.

O PPP representa um guia orientador para a escola, seus educadores e demais profissionais envolvidos na missão educativa. A construção dos PPPs das escolas foi um processo colaborativo que se desdobrou ao longo do ano letivo de 2023, através de espaços de discussão que foram compostos por professores, funcionários, gestores, pais, estudantes e membros da comunidade.

Nessas reuniões, vozes diversas foram ouvidas: profissionais da educação compartilharam suas experiências, crianças e adolescentes desenharam e descreveram a escola dos seus sonhos, famílias e comunidade expressaram suas expectativas e estabeleceram parcerias para a educação das gerações futuras.

O PPP, portanto, não é apenas um documento interno da escola; é um documento público, aberto a todos que desejam compreender a identidade e propósito da instituição educacional. Deve ser utilizado como um recurso permanente por toda a comunidade escolar, subsidiando a prática educativa cotidiana e promovendo a realização dos objetivos educacionais estabelecidos pela escola.

Os PPP's foram finalizados em 2023, enviados para o Conselho Municipal de Educação em fevereiro e aprovados na última reunião do colegiado, em abril.